quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dependência Química: Da lua de mel ao desespero com as drogas.


Aluno: Paulo Eduardo
Tarefa: 04
Tema Central

Dependência Química: Da lua de mel ao desespero com as drogas.

Atividade proposta: Confecção de painel com representações essencialmente imagéticas.

    Conteúdo
  • Imagens da estrutura física de drogas comumente usadas em nossa sociedade;
  • Sintomatologia identificada pelo uso recente de tais drogas;
  • Sintomatologia de usuários de longa data;
  • Imagens de lesões ou perturbações aos órgãos do corpo humano devido ao uso abusivo das drogas escolhidas para o painel, de curto e longo prazo;
  • Mostra de danos sociais devido ao abuso no uso de drogas.


Área de Conhecimento: Neuropsiquiatria

Objetivos de Aprendizagem
  • Atender aos objetivos de aprendizagens, sempre que possível através de imagens, usando-se minimamente a escrita.
  • Identificar as principais drogas lícitas e ilícitas comumente usadas em nossa sociedade.
  • Identificar imagens que mostrem o uso recente e seus efeitos, o que poderíamos chamar de “lua de mel”, assim como as imagens que representem o uso prolongado, também conhecido como “ fundo de poço”  e mostrar a deterioração final  do corpo humano.
  • Reconhecer os efeitos (sintomatologia) imediatos e prolongados no corpo humano, devido ao uso dessas drogas, para a realização de abordagens terapêuticas.
  • Elaborar e analisar gráfico estatístico com índice de uso (no ano anterior à confecção do painel) das drogas escolhidas,por sexo e idade abrangendo a população do ensino básico ao ensino médio.
  • Confeccionar um Blog, para disponibilizar na WEB o resultado da atividade.


Segmento de Ensino: Ensino Médio Profissionalizante - Enfermagem

Ferramentas da Web 2: Google, Google imagens, Youtube , essas ferramentas serão utilizadas para busca de imagens e conceitos escritos.

No G. Docs. será ,colaborativamente ,confeccionado o painel

O Twitter será usado para comunicação entre elementos do grupo durante a confecção do painel

As imagens da mídia jornalística obtidas no Youtube também serão usadas no painel.



Metodologia de Aplicação
  1. A turma deverá inicialmente buscar imagens das drogas e selecionar aquelas que melhor identifiquem-as. O mesmo fará com os sinais e sintomas de uso recente e de longo prazo no corpo humano.
  2. Os alunos irão se dividir em grupos e, colaborativamente realizar pesquisas, compartilhar e discutir resultados.
  3. Traçar um layout no painel fazendo com que a distribuição das figuras possa de maneira rápida fornecer a informação, já que farão uso de poucos textos.
  4. Lembrar-se que uma imagem vale por mil palavras, desde que contextualizada.
  5. Confecção final do painel após as avaliações contínuas realizadas durante a escolha das imagens, textos e layout.
  6. Avaliação final.
  7. Apresentação do Painel a comunidade escolar e a comunidade no estágio da disciplina Saúde Pública.


Avaliação: Será grupal emitida pelo docente e individual por auto-avaliação. A escolha de imagens que melhor representem a situação será primordial na avaliação da atividade, assim como o menor uso de palavras (um desafio). O processo de avaliação será processual, contínuo, coletivo e dialógico.

Cronograma

Ao final de cada mês, durante 3 bimestres letivos, teremos uma avaliação para dirimir dúvidas e  realizar  orientações   sobre a  atividade, quando se fizerem necessárias.

O Painel será exposto e discutido, durante 01/ dia aula, próximo ao final do último bimestre. Nesse encontro, coletivamente chegaremos à avaliação final.

Material de Apoio

O material de apoio deverá ser buscado, discutido e escolhido no site do Ministério da Saúde. Imagens e textos deverão ser buscados no Google, Youtube e em arquivos de programas televisivos como, por exemplo, Globo Repórter, Jornal Nacional e etc. da TV Globo e no programa dominical Fantástico da rede globo, preferencialmente.


Referências bibliográficas

Após vários anos acompanhando diversos programas televisivos constatei a extrema riqueza de material disponibilizado, tanto de imagens quanto textual, principalmente na TV Globo. Para o desenvolvimento dessa atividade, conclui que tais referencias bastariam para atingirem os objetivos, alem de ter conhecimento de que tais arquivos se encontram facilmente na WEB.



2 comentários:

  1. Tema sempre atual...muito bom!!!
    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um tema que precisa estar sempre nos nossos planejamentos.

    bjs

    ResponderExcluir